Solteiro ou casado, com ou sem filhos, na hora de comprar o primeiro apartamento é necessário ter cuidado, organização e pesquisar bastante.
Muita gente tem dúvida do que fazer, onde procurar ou por onde começar a negociação quando o assunto é a compra do primeiro apartamento. Isso é natural, devido às várias opções disponíveis no mercado imobiliário.
Pensando nisso, elaboramos este artigo com dicas de sucesso para você comprar o seu primeiro apartamento com tranquilidade e assertividade. Boa leitura!
Dica #1: entenda como funciona o mercado imobiliário
O setor econômico é influenciado pelo contexto político-econômico do país, pois uma economia fluida gera mais empregos, aumenta o poder de compra e possibilita a redução do déficit habitacional.
Assim, acompanhe as notícias do setor imobiliário sempre consultando fontes seguras, como o Imóveis Estadão. Além disso, você deve se atentar ao movimento da taxa Selic e pesquisar os valores do metro quadrado nas regiões pelas quais você se interessa.
Em Brasília, por exemplo, o metro quadrado dos apartamentos custa, em média, R$ 8.156,00. Embora esse valor possa variar de acordo com o bairro onde o imóvel está localizado, você pode ter uma ideia de quanto precisa economizar para comprar o seu primeiro apartamento.
Dica #2: tenha um planejamento financeiro
Ter um bom planejamento financeiro vai garantir que o seu orçamento pessoal e familiar não seja prejudicado com a compra do primeiro apartamento.
Esse planejamento deve considerar sua renda, seus gastos e quanto você consegue poupar para garantir a realização desse sonho com tranquilidade.
Além disso, considere que a aquisição de um imóvel não envolve somente o valor da compra mas também os gastos com burocracia e, em alguns casos, com mobília e eletrodomésticos – tudo isso também deve entrar no planejamento financeiro.
Faça um controle orçamentário
Não é uma tarefa fácil, mas você deve se empenhar para fazer um balanço da sua condição atual e listar todos os gastos e rendas, caso decida comprar o imóvel com outra pessoa.
Uma dica é estabelecer uma porcentagem a ser poupada após o pagamento de todas as contas.
Para isso, entenda quais são os gastos fixos, os variáveis e o que pode ser cortado.
Depois, elabore um plano de ação
Com o controle orçamentário, desenvolva um plano de ação, ou seja, um passo a passo organizado com o propósito de comprar o seu primeiro apartamento.
Nele, organize em quanto tempo você deseja concretizar a aquisição do imóvel, defina uma data, organize o que fazer em cada mês, quanto economizar, entre outros passos, como visitar plantas, apartamentos decorados, bairros etc.
Defina também quando esse plano começará a ser colocado em prática e em quanto tempo o principal objetivo deve ser alcançado.
Dica 3#: entenda se é melhor comprar um imóvel pronto ou na planta
Entender se você está disposto a esperar o imóvel ser construído ou se prefere comprar pronto influencia diretamente o planejamento financeiro e as questões burocráticas.
Para ajudar você com isso, separamos alguns benefícios do imóvel na planta e do pronto para morar.
Benefícios do imóvel novo pronto
- É ideal para pessoas que querem sair do aluguel de forma imediata e sem muito desgaste com negociações e obras
- Conta com mais condições de financiamento
- Materiais novos, evitando reparos e necessidade de reformas
Benefícios do imóvel na planta
- Imóveis na planta são ideais para pessoas que não têm pressa de comprar o primeiro apartamento
- Esse tipo de imóvel costuma ser mais em conta do que aqueles prontos para morar porque exigem uma entrada mínima, e as parcelas podem apresentar valor menores que o do aluguel
- Em alguns casos, é possível negociar com a construtora pequenas alterações na planta
- Você tem mais tempo para comprar a mobília da casa
Dica #4: avalie se a estrutura do imóvel atende às suas necessidades
Por ser um bem adquirido com vida útil de longo prazo, a compra do primeiro apartamento pede uma análise minuciosa da estrutura.
São características importantes a serem observadas:
- Torneiras, tomadas e interruptores: verifique se todos estão em perfeito funcionamento.
- Metragens do apartamento: confira se estão de acordo com o anúncio.
- Qualidade dos materiais e acabamentos: caso o imóvel não seja novo, averigue se piso, paredes, instalações elétricas, encanamento e outros estão em perfeito estado.
Dica #5: verifique a documentação necessária para comprar o primeiro imóvel
Esse passo deve ser realizado com muita atenção, pois é muito burocrático e um pequeno erro pode atrasar todo o processo.
Geralmente, a lista de documentos que devem ser entregues e preparados pelo comprador é extensa e necessária para que a construtora elabore a documentação da venda.
É também indicado que se faça uma checklist, com orientação de um agente ou advogado imobiliário, para acompanhar e verificar toda a documentação necessária para que a compra do primeiro apartamento ocorra sem problemas.
Dica #6: pesquise as opções de financiamento
As condições de pagamento variam de acordo com a faixa de renda, com a construtora e até mesmo com o empreendimento.
Os financiamentos mais em alta no mercado imobiliário são os feitos pelo programa Casa Verde e Amarela da Caixa Federal, uma atualização do Minha Casa Minha Vida, e pelo uso do FGTS.
Outra dica relevante é consultar os comparadores de taxas de financiamento para entender como elas funcionam.
Dica #7: compre o seu imóvel com uma construtora de confiança
É essencial que você escolha uma construtora de referência para a concretização desse sonho.
Avalie os feedbacks dos compradores, os comentários sobre as estruturas, as manutenções realizadas, os prazos para entrega, se houve problemas e/ou atrasos nas obras, entre outras questões.
Verifique também quais são as empresas que de fato entregam o que é prometido quando as obras começam a ser realizadas, como o material utilizado, tanto na estrutura dos edifícios quanto no acabamento dos apartamentos.
Conheça a APEX
Há mais de 40 anos atuando no mercado imobiliário, a APEX vem construindo apartamentos de alto nível em Brasília.
Para isso, são utilizados materiais de referência no mercado e seguidos certificados de peso, como:
- PBQP-H (Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat), nível A, garantindo a tranquilidade de que os consumidores precisam.
- ISO 9001, conjunto de normas de padronização para produtos e serviços cujo objetivo é melhorar a gestão da empresa, aplicado em conjunto com outras normas de funcionamento.
Um dos principais focos da APEX é construir empreendimentos em áreas urbanas com fácil acesso a escolas, farmácias, hospitais, entre outros.
Dessa forma, são entregues empreendimentos práticos, funcionais, seguros e sustentáveis.
Entre em contato
O sonho de comprar o seu primeiro apartamento pode se tornar uma realidade de maneira prática pela aquisição de um imóvel da APEX.
Clique aqui para saber mais detalhes e conhecer qual é o imóvel ideal para você