Primeiro Apê? Saiba como escolher o ideal para você - Apex Engenharia

Quando você imagina um futuro próximo, onde você se vê? Independente de suas aspirações profissionais ou planos de casamento, uma coisa é certa: você já consegue imaginar o apartamento perfeito! O lugar onde queremos morar, aliás, é normalmente uma das coisas mais importantes na maioria dos nossos planos. Afinal, ele tem um papel fundamental na nossa qualidade de vida e representa o começo da construção da nossa independência.
Seja para começar uma vida como recém-casados ou sair da casa dos pais pela primeira vez, o primeiro apartamento é sempre um objetivo importante, e saber escolhê-lo é uma tarefa que demanda dedicação e cuidado. Veja agora alguns aspectos que você precisa levar em consideração nessa missão especial!
Tamanho e distribuição do espaço
Pense nas suas prioridades e demandas do momento. Você vai morar sozinho, com sua esposa ou a família já cresceu? Pretendem ter filhos em breve? Gosta de receber amigos e parentes? Vai trabalhar de casa? Tudo isso deve ser pensado na hora de avaliar o tamanho do apartamento e a disposição dos cômodos.
Se a ideia é morar sozinho ou com o seu parceiro ou parceira, um quarto a mais pode virar um escritório e servir eventualmente de quarto de hóspede quando necessário. Além disso, é importante avaliar qual cômodo da casa é a sua prioridade. Vale mais a pena ter um quarto grande com suíte? Ou uma sala mais ampla é o ideal?
Vão caber todas as suas coisas?
Um ótimo jeito de testar se a sua vida vai caber naquele apartamento é colocando na ponta do lápis — literalmente: desenhe! Faça um esboço da planta em uma folha de papel (não precisa ser em escala exata, mas algo mais aproximado), meça os seus móveis e itens maiores e vá “montando” no desenho como vão ficar aquelas coisas dentro do apartamento. Se você tiver um pouquinho de paciência, pode até criar recortes de papel dos móveis para experimentar mais configurações em cada cômodo.
Chame seu parceiro e façam isso juntos! Pode ser uma ótima maneira de deixar os dois na mesma sintonia na hora de buscar o seu primeiro apartamento.
Área externa
Às vezes, uma pequena varanda da já faz toda a diferença no clima da casa. Seja para quem tem cachorro, quem quer montar um pequeno jardim ou apenas ter um lugarzinho para tomar um ar depois de um dia cheio, a área externa é fundamental. Se você está em busca desse elemento, saiba que ele pode encarecer um pouco o imóvel, mas o espaço a mais e o ambiente fazem o investimento valer a pena! Apenas certifique-se como está a estrutura da área, se tem pontos de energia, grade de proteção, etc.
Iluminação natural
A incidência da luz solar vai influenciar tanto na disposição dos seus móveis e itens de decoração quanto na temperatura da casa. Verifique o número de janelas, o tamanho delas e, principalmente, para onde estão viradas. O sol nasce na direção leste, então os cômodos voltados para esse lado recebem mais luz no período da manhã, com raios mais suaves, o que deixa o ambiente mais fresco. Já os voltados para o oeste, recebem um sol mais forte, depois do meio-dia, o que pode deixar o cômodo quente e abafado até a noite. A face norte da casa é atingida pelo sol o dia inteiro, e isso pode ser difícil em um país tropical e quente como o Brasil, por isso, preste atenção nesse aspecto ao visitar o apartamento.
Garagem
Confira a garagem do prédio para ver como é a estrutura e se será um desafio tirar o carro de lá todas as manhãs. Avalie as condições físicas (a iluminação é boa? Tem infiltrações no teto? É aberta ou coberta?), o número de vagas, a disposição de cada uma e encontre onde vai ficar a sua (seu carro vai caber ali?). Pode parecer bobagem, mas uma tarefa cotidiana como essa precisa ser tranquila, caso contrário você já vai sair de casa irritado.
Condomínio
Questione o corretor sobre as taxas de condomínio e avalie se ela vale a pena de acordo com a infraestrutura do prédio. Se tem elevador, interfone, porteiro, faxineira, área de conveniência, piscina, playground, quantos condôminos são, como é feita a manutenção dos serviços e qual a taxa, etc. Não se esqueça de que esse valor precisa entrar no seu planejamento financeiro na hora de escolher o primeiro apartamento, então é importante estar informado.
Escolher o seu primeiro apartamento é uma tarefa que precisa ser feita com cuidado, mas é também uma aventura deliciosa realizar esse sonho! Avalie tudo com carinho e não deixe de fora nenhum detalhe: desde a região onde você quer morar até o tamanho dos armários, tudo pode influenciar sua decisão. Por isso, é fundamental estar bem informado e bem orientado.

Follow Follow Follow