Grande parte do trabalho de um corretor de imóveis consiste em receber e fazer ligações para clientes. Isto acontece nas mais diversas ocasiões: no primeiro contato, logo no início do negócio; em retornos que precisam ser dados; e até mesmo no final da negociação, em uma espécie de pós-venda.
Confira algumas dicas que irão ajudá-lo a identificar o momento certo de ligar para o cliente:
O bom senso deve vir sempre em primeiro lugar
Já ouviu que nunca se deve ligar para ninguém após 22h e antes das 10h? Ela também é válida para o corretor de imóveis na hora de ligar para um cliente. Acredite: por mais que o cliente esteja interessado em negociar com você, ele não ficará nada feliz ao ser importunado por uma ligação às 7 da manhã.
Ter um pouco de noção de horários é extremamente válido e os clientes apreciam. Quando o assunto é final de semana, o bom senso também deve ser acionado. Sábado até 12h é um período ainda quente para os corretores de imóveis, então não há problema em ligar para o contato. Domingo, no entanto, só efetue ligações que foram previamente combinadas.
Retorno deve ser dado o mais breve possível
Nunca deixe um cliente esperando. Retorne o mais rápido que puder. Recebeu uma ligação e não pôde atender no momento? Ligue de volta assim que tiver disponibilidade. Nesse caso, está liberado ligar em horários considerados pouco convencionais, já que está no seu papel dar uma resposta rápida para o cliente. Se não desejar correr riscos, caso tenha demorado um pouco para dar o retorno, envie uma mensagem perguntando se a pessoa pode falar naquele momento. Educação e preocupação com o espaço do outro nunca é demais.
A atenção à duração da ligação é importante
Objetividade é a palavra de ordem. Além de ficar atento ao horário e à ocasião certa para ligar para o cliente, não estenda a ligação em demasia. Fale o assunto e preze pela objetividade. Afinal, ninguém tem tempo a perder. Ligações longas só vão entediar o cliente e prejudicar a sua negociação.
Follow-up é item essencial
Mesmo após o final da negociação é importante ligar para o cliente para fazer um follow-up. A negociação foi mesmo aquilo que ele esperava? O que poderia ter sido feito diferente? O cliente ficou satisfeito com o seu atendimento? Quais são suas sugestões? Fazer um acompanhamento de pós-venda, mesmo que pelo telefone, é essencial para estabelecer um relacionamento a longo prazo com o cliente.
O follow-up também ajuda a fortalecer a sua reputação pelo famoso boca a boca, afinal, mesmo que o cliente não vá comprar outro imóvel tão cedo, ele pode indicar os seus serviços para a sua rede de contatos como um todo. Não deixe de ligar e perder esta oportunidade. Corretor de Imóveis veja qual é a hora certa de ligar para um cliente.
O telefone é uma ferramenta essencial para o trabalho do corretor de imóveis, assim como o e-mail e SMS. Portanto, todos devem ser usados com sabedoria para otimizar o trabalho tanto do profissional quanto do cliente.