Cooktop ou fogão? - Apex Engenharia

Há muitos pontos que devem ser considerados na hora de fazer sua escolha entre um fogão e um cooktop. Antes de tomar essa decisão é preciso pensar como será esse espaço da casa e de que forma ele será usado. Se pergunte sobre quantas pessoas moram na sua casa, se você cozinha com frequência, qual o espaço disponível e até se o forno é usado frequentemente.
Lembrando que tanto o desempenho de cozimento quanto a eficiência energética são equivalentes entre os produtos. A principal diferença é a questão estética.
O fogão de piso é o mais tradicional e todos já estamos acostumados. Além da vantagem de possuir um forno embutido, alguns modelos possuem painéis digitais para controle de temperatura e timer. Outra vantagem do fogão tradicional é que ele é mais barato.
O cooktop é embutido em um vão da bancada e pode ser a gás, elétrico ou por indução (que não possui chama). Ele ocupa menos espaço que um fogão de piso, mas uma desvantagem é não possuir o forno embutido, que precisa ser adquirido a parte, mas que permite que o cooktop seja instalado em um local que trará mais praticidade pro dia-a-dia. Pode ser instalado em qualquer superfície plana, como mármore, granito ou madeira, desde que esta suporte o calor, mas a bancada precisa ter entre 30 e 60 mm de espessura.
Quanto ao forno, a ergonomia deve ser levada em conta: fornos instalados na altura da cintura são mais seguros, uma vez que não é preciso abaixar para colocar a forma, evitando queimaduras. Além de permitir ver melhor o que está sendo feito, ele evita também acidentes com crianças.

Corretor online
Follow Follow Follow