Como ter um jardim em pequeno espaço - Apex Engenharia

Você acha que é impossível ter um lindo jardim em um pequeno espaço? Não, não é! Pode ser uma varanda, uma sacada, uma área de claridade (jardim de inverno). Quer saber que espécies usar e se é caro ter e manter seu jardinzinho?
Que plantas usar ?
Se a área tiver sol escolha espécies que possam ficar tanto em pleno sol como em meia sombra pois são mais flexíveis. Se a área não tiver sol, obviamente todas deverão ser espécies de sombra.
Coleus (Solenostemon scutellaroides) – Muito versátil, fácil de cuidar, dá um colorido fantástico em qualquer jardim e a propagação dela é muito simples. Precisa de alguma umidade, mas não tolera excesso de rega. Quanto mais luz, mais suas folhas ficam coloridas.
Iresine (Iresine herbstii) – De fácil cultivo, em canteiros ao sol, preparados com substrato rico em matéria orgânica.
Dinheiro em Penca, Tostão ou Dólar (Pilea Nummularifolia) – Adapta-se aos diversos estilos de jardins e é ideal para para cestas suspensas. Cultive em meia-sobra com solo levemente enriquecido com matéria orgânica. Tendo muito sol o tronco fica avermelhado e as folhas queimadas. Ela não gosta de vento forte nem de frio.
Begônia Whopper e Begônia big – Tem flores durante todo o ano, mas o sol muito forte causa queimaduras a suas folhas e flores. Misture um pouco de areia e fertilizante orgânico antes do plantio.
Onze Horas (Portulaca grandiflora) – É uma suculenta anual (embora algumas vivam mais que um ano). Gosta de sol pleno, solo bem drenável e enriquecido com matéria orgânica, com regas periódicas e floresce nos meses mais quentes.
Rosinha de Sol (Aptenia) – É uma suculenta rasteira. Apresenta flores da primavera até o final do verão e ocasionalmente até no inverno. Tolera frio e calor. Gosta de sol, solo rico em matéria orgânica e mais para arenoso. Não gosta de muita água.
Pleomele (Dracaena reflexa) – Esta gosta de sol pleno, meia sombra e até luz difusa! E é outra planta recomendada para purificação do ar em interiores. Pode chegar até 3 metros. Mantenha em solo fértil, drenável, enriquecido com matéria orgânica e irrigado regularmente.
Lança de São Jorge (Sansevieria cylindrica) – Ela não gosta de muita água e até suporta ficar sem água bastante tempo. É uma das poucas plantas que toleram ambientes com ar condicionado. Pode ser cultivada asol pleno, meia sombra ou luz difusa, em solo leve , drenável eenriquecido com matéria orgânica.Prefere climas quentes, mas pode se adaptar ao frio.
Babosa (Aloe vera) – Suculenta que não gosta de muita água e floresce desde o fim do inverno até a primavera. Prefere solos arenosos.É também cultivada para fins medicinais e cosméticos.
Todas aqui são muito versáteis, fáceis de cuidar e de propagação simples, por Estaquia: Pegue um ponteiro de uns 10 cm e espete-o em um substrato ou em areia grossa e, em poucos dias, terá uma nova muda. A Coleus por exemplo, até se você jogar uma folha na terra, rebrota. Além disso, não há necessidade de vasos caros. As plantas pendentes os camuflam. O custo muito baixo se consegue com compras no Ceasa e reprodução de mudas.
Enfim, é possível ter um lindo jardim sem gastar muito. Com boa vontade, interesse e amor pelas plantas, tudo fica lindo. Elas retribuem com beleza e purificando o ar.

Corretor online
Follow Follow Follow