Com uma rotina pesada, a dona de casa ou o trabalhador brasileiro nem sempre tem tempo de sobra para procurar um determinado produto ou simplesmente comparar preços, andando de loja em loja. Por isso, a compra online tem sido uma boa opção para os mais atarefados.
“Promoções, variedade de produtos, entrega em casa e com frete grátis, além do poder de decisão da compra pela pesquisa em diversas lojas virtuais são alguns dos fatores que vêm contribuindo para que o consumidor feche a compra pela Internet”, afirma Pedro Guasti, diretor executivo da E-bit, empresa que avalia a satisfação de consumidor numa compra online.
Para ele, o e-commerce vive um momento de expansão e os consumidores estão percebendo os seus pontos positivos, como a facilidade de comparação de preços. Na loja física seria necessário percorrer vários lugares para conseguir fazer essa análise.
No ambiente online é possível também verificar a opinião de usuários do produto e de especialistas, além do conforto de adquirir um item sem sair de casa. A competitividade, que é muito grande nas lojas virtuais, acaba influenciando o preço e favorecendo o comprador.
Segundo Guasti, não há estudos no Brasil sobre a diferença de preços entre o comércio eletrônico e as lojas físicas, mas, em outros países, a estimativa é que o e-commerce seja 10% mais barato.