É bom organizar o guarda-roupa ao menos uma vez por mês. Depois de um certo tempo, as roupas vão ficando bagunçadas e a poeira se acumula nas prateleiras e gavetas. Além disso, é comum se surpreender ao ver que algumas peças ainda existem.
Organizar um guarda-roupa é ótimo para poupar seu tempo na hora de se vestir e também redescobrir peças do vestuário, que podem dar uma renovada no seu look. Outro benefício é ganhar espaço, tirando do armário as roupas que não têm mais uso.
Antes de organizar o guarda-roupa
Antes de começar a arrumar o guarda-roupa, é preciso definir o que é importante no seu vestuário e o que não precisa mais ser guardado. Assim você vai ganhar espaço e praticidade no seu dia a dia.
– Tire tudo de dentro do armário. Coloque as camisas, calças, shorts, saias, vestidos, roupas íntimas e outras peças em cima da cama, de forma setorizada. Crie uma fila de sapatos no chão.
– Separe as roupas e sapatos em pilhas de “sim”, “não” e “talvez”. Analise peça por peça e crie novas pilhas: o que você quer manter, o que não se imagina usando de jeito nenhum e o que ainda está na dúvida.
– Arrume uma sacola grande, separe as roupas e sapatos que não quer mais usar e destine para doação.
– Experimente as roupas da pilha do “talvez” e coloque na pilha do “sim” se ainda quiser mantê-las. Mas lembre-se: na próxima vez que organizar o guarda-roupa, avalie se valeu a pena guardá-las ou não.
– Algumas peças do vestuário não são usadas no dia a dia, mas tem importância afetiva ou um uso específico como um casaco pesado de inverno, por exemplo. Essas roupas não precisam estar à mão, mas devem ser bem conservadas. Arrume uma mala ou uma caixa e guarde em local bem arejado, para quando precisar usar.
Como limpar o guarda-roupa
Depois que seu armário estiver vazio e antes de guardar todas as roupas, aproveite para limpar todos os cantos.
– Passe um aspirador de pó portátil nas prateleiras e gavetas. Um aspirador comum também serve. Alguns deles têm um acessório com uma escova macia, apropriado para encaixar na mangueira de sucção e limpar o armário.
– Faça uma mistura de OMO Multiação em um balde com 3 litros de água. Pegue um pano limpo e mergulhe nessa mistura. Limpe o armário e seque em seguida.
– Depois que seu armário estiver limpo e antes de guardar suas roupas, borrife um desodorizante e deixe o produto agir com as portas abertas por 15 minutos.
– Caso o lugar onde você more seja úmido, coloque algum produto para combater o mofo em pontos estratégicos do guarda-roupa.
Como organizar o guarda-roupa
Agora que seu armário está limpo e você já sabe o que quer guardar lá dentro, é chegada a hora da arrumação do armário.
– Há cabides apropriados para pendurar vestidos, saias, calças ou jaquetas. Escolher o modelo certo vai evitar que sua roupa fique marcada ou que a peça deslize do cabide.
– As roupas mais delicadas, como vestidos de festa por exemplo, podem ficar dentro de sacolas para melhor conservação.
– Pendure a roupa por tipos. Crie uma zona imaginária dentro do seu armário para pendurar separadamente vestidos, calças e casacos, entre outras peças. Organize por cor, assim como os lápis de cor são guardados dentro da caixa, por exemplo. Será mais fácil encontrar as roupas que você quiser.
– Separe as gavetas. Pense onde guardar roupas íntimas, pijamas, roupas de banho e meias. Você também pode ter uma gaveta ou uma área para blusas e roupas de ginástica; e outra para roupas de frio, como moletons ou casacos.
As roupas podem ser guardadas de acordo com as estações do ano também. Se estiver frio, deixe as peças mais leves no fundo da gaveta e vice-versa.
– Outra dica é colocar as roupas dobradas em camadas e não empilhadas. Assim você vê o que está no fundo da gaveta.
Compre organizadores como sapateiras, caixas para cosméticos ou cabides de pendurar bijuterias. Eles vão deixar seu armário mais arrumado e esses objetos sempre à mão.
Fonte: Cleanipedia