Acertar na decoração da sala de estar é o que desejam muitos proprietários, afinal, na grande maioria dos projetos esse é o primeiro cômodo de acesso da casa. Além de seguir a personalidade dos moradores e conversar com os outros ambientes da casa, decorar a sala dará as boas vindas aos visitantes e deve inspirar nos donos a sensação de estar em seu lar doce lar após um dia cansativo. Apesar disso, muitas dúvidas surgem durante o processo de decoração, principalmente se o ambiente for pequeno.
Precisa resolver esse problema? Confira dicas incríveis para decorar a sala de casa e tenha o espaço dos seus sonhos!
1- Pense no que terá na sua sala
O ponto de partida para decorar a sala de casa deve ser uma lista com tudo de necessário para o ambiente. Aqui, você deve pensar nos móveis que precisa, aparelhos eletrônicos e acessórios.
É importante delimitar um espaço máximo que os móveis ocuparão no ambiente. Para isso, faça uma planta básica com todas as medidas da sua sala, prestando atenção a espaços com porta e quinas. Se ela for pequena, aposte em móveis multifuncionais que são tendência no momento e que servem para guardar vários itens em um só espaço.
2- Lembre-se que menos é mais
Optar pelo estilo minimalista na decoração é uma boa dica, já que parte do princípio de que menos é mais. Além disso, essa tendência está mais forte e não é raro encontrar projetos que priorizam a simplicidade.
Você não precisa entulhar sua sala de objetos decorativos para que ela tenha personalidade. Em vez disso, aposte em itens-chave e que ajudem a compor o ambiente, sem deixá-lo poluído visualmente. Um cômodo com muitos objetos decorativos se torna menor do que é, além de ter muita informação.
3- Invista nos itens decorativos certos
A maioria das pessoas compra itens de decoração muito caros, que com o tempo, ficam fora do tom da sala. Pelo alto valor, a troca é inviável.
Por isso, invista em peças que você possa trocar sempre que enjoar. Uma boa pedida são as almofadas, já que as estampas podem ser trocadas sempre que desejar e não são caras. Quadros com frases estão super na moda na decoração e também podem ser trocados, além de deixar o ambiente com personalidade.
Outra opção são os papeis de parede. Em vez de gastar com a tinta e ter que mudá-la sempre que enjoar, você pode optar pelos papéis de parede. Os estampados e texturizados são apenas alguns dos que mais têm decorado as salas dos projetos atuais, dando cor e vida de um jeito prático.
4- Elabore uma paleta de cores para decorar a sala
Seguir uma paleta de cores ajudará você na hora de decorar sua casa. Para acertar na escolha, é importante observar o tamanho do espaço: salas pequenas casam melhor com tons claros, que fazem com que o ambiente pareça maior.
Ambientes maiores pedem tons mais fechados. Uma ótima dica é apostar em uma única peça de cor forte e amenizar o visual com tons neutros e claros.
Outra forma também consiste em criar uma paleta monocromática, em que a sala pode experimentar um degradê de cores. É o caso, por exemplo, de pintar uma parede de cinza mais escuro e as demais de cinza mais claro. Nesses casos, o tom mais escuro deve ser reservado para a parede que for maior ou mais ampla, já que o tom escuro tende a diminuir o ambiente.
5- Priorize a luz natural
A maioria dos projetos modernos também conta com uma supervalorização da luz natural, de modo a garantir que a sala seja mais cheia de vida e com uma sensação melhor e mais aconchegante durante o dia. Para isso, você pode investir em cortinas mais leves, por exemplo ou deixar o espaço da janela mais livre para que a luz possa entrar sem nenhum impedimento. Utilizar espelhos grandes também ajuda a refletir a luz, além de garantir uma sensação de amplitude.
6- Utilize materiais recicláveis
Utilizar aquele material que ia para o lixo como forma de decorar a sua casa é prático e ecologicamente correto. Calma, ninguém está falando em usar garrafas PET sem nenhum cuidado, e sim em criar uma mesa de centro com pallets de madeira, por exemplo.
Normalmente descartados por empresas ou vendidos a preços baixos, esses materiais podem servir para criar uma mesa de centro com um belo e moderno tampo de vidro por cima, por exemplo. Por sua vez, um caixote bem rústico pode se tornar um nicho para as paredes, exibindo itens de decoração.
Seja como for, o importante é que o uso desses materiais combine com o estilo da sua sala, já que provavelmente um caixote rústico não combinará com um estilo mais romântico, por exemplo. Para acertar, só é preciso soltar a imaginação e pensar fora da caixa para incorporar itens do tipo na sua decoração.
7- Priorize a circulação do ambiente
A sala de estar deve ser um ambiente de fácil circulação e, por isso, você deve ter atenção na hora de organizar os móveis. Garanta que os moradores se movimentem sem tropeçar nos móveis, além de reservar áreas de respiro para que o ambiente não fique pesado visualmente.
Para ajudar a conseguir a circulação pretendida, existem duas tendências atuais que têm feito muito sucesso: a substituição dos conjuntos de sofá e o uso de móveis planejados. Enquanto os móveis planejados são vantajosos porque se encaixam perfeitamente no espaço — e não o contrário —, eles eliminam o uso de um conjunto de 3 e de 2 lugares e criam mais espaço para a circulação.
Nos projetos mais modernos, a sala conta com um sofá maior e mais confortável, que é acompanhado de cadeiras, poltronas e pufes. Assim, as visitas ficam confortáveis quando chegarem.
A decoração da casa é um ponto que deve ser pensado e elaborado com atenção. Seguindo algumas dicas simples, mas incríveis, você conseguirá que a sua sala tenha a sua cara, seja funcional, bonita e aconchegante.

No Comments

Deixe um comentário

Follow Follow Follow